Como surgiu a Internet


A rede mundial, Internet, Surgiu em plena Guerra Fria com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americana de estabelecer comunicação. Posteriormente no ano de 1990 a internet começou a alcançar a população geral, um engenheiro inglês chamado Tim Berners-Lee desenvolveu a Word Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da internet. Para facilitar a navegação pela internet surgirão vários navegadores como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuiu para este crescimento. Passou-se a ser utilizada por vários seguimentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um batepapo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais ganhou a preferência dos brasileiros, os anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter. 

Um componente de extrema importância para todo o “ambiente” que chamamos de internet são os mecanismos de buscas. Só para se ter uma leve noção de sua importância, só em Julho de 2009 foi realizada 113.7 bilhões de pesquisas na internet. E isto aumenta a cada dia, criado em 1990 por Alan Emtage, Bill Heelan e J. Peter Deutsch e considerado o primeiro mecanismo de buscas da internet, o Archie.

O Google é o site de pesquisa mais famoso do mundo, contudo, existem outros como, Alta Vista, Bing, Yahoo cadê, wink...
O Wink, citado acima é uma ferramenta excelente para pesquisas de trabalhos acadêmicos, pois contém um acervo de informações ricos em didáticas de ensino, entre tanto, o Yahoo, Bing, Alta Vista e o Google, são especialistas na disponibilidade dos conteúdos variados, ou seja, procure o que quiser sem medo de não encontrar, mas cuidado, pesquise com cautela, analisando severamente em qual terreno é seguro entrar, por que no reino web tem benefícios, mas também tem malefícios, pois quando surgiu a Internet a vida das pessoas mudou, melhorando tanto no lado “Professional”, quanto o social, mas diante disto encontramos situações que oferece bastante risco, pois sempre que temos acesso ao mundo virtual gostamos de apreciar todos os tipos de conteúdo sem observar, de que através de acessos aparentemente inofensivas poderemos ser uma vitima dos vírus.

Os vírus são um programa criado para fazer ações como, por exemplo, destruir arquivos, desinstalar programas, entrar em sites sem sua autorização e até mesmo fornecer dados de total sigilo, portanto antes mesmo que faça seu primeiro acesso a internet peça a um técnico que o forneça um bom Anti Vírus de segurança, seguindo alguns cuidados como, não clicar em anexos e arquivos que apresente a extensão “.exe” sem que tenha feito a verificação através do seu programa de proteção, á pouco mais de 40 anos, um grupo de cientistas e "proto-hackers" criou uma maneira de compartilhar informações entre laboratórios de pesquisas de universidades americanas. Assim a Arpanet, que daria origem à internet de hoje, foi fruto de um plano para mudar a relação do ser humano com a informação. 

Décadas depois, a rede continua em processo de evolução: ela deixou de ser um sistema restrito ao uso universitário para se tornar uma mídia de abrangência universal, pois como tudo que faz parte de nossa vida, a internet é recheada de mitos e histórias curiosas. Conheçam alguns deles abaixo:

1 - A internet foi criada para ajudar os EUA a derrotarem a União Soviética?
Meia verdade - O esqueleto da rede foi financiado pelo departamento de defesa dos EUA. Mas o espírito libertário dos acadêmicos que criaram a Arpanet fez com que ela tivesse um uso maior que a Guerra Fria.

2 - A internet ficou ‘fora do ar’ logo em sua primeira conexão oficial?
Verdade - Em 29 outubro de 1969, a conexão entre os servidores da UCLA e de Stanford caiu enquanto o estudante Charley Kline digitava a letra “g” do comando “login”.

3 - O primeiro e-mail continha apenas o texto ‘QWERTYUIOP’?
Verdade - No primeiro teste com o sistema de mensagens eletrônicas, em 1971, o engenheiro  Ray Tomlinson digitou na sequência as letras da primeira fileira do teclado padrão americano.

4 - A Web foi o 1º sistema a permitir que se navegasse por informações?
Mentira - Antes do britânico Tim Berners-Lee colocar a WWW no ar em 1990, o sistema NLS, criado pelo americano Douglas Engelbart,  já utilizava o conceito de hipertexto.        

5 - Todo o conteúdo da internet é de domínio público e pode ser copiado?
Mentira - Apesar da rede ter sido construída para facilitar a cópia e a disseminação de informações, as leis de direito autoral seguem valendo na internet.

6 - A internet está chegando ao limite da capacidade de computadores?
Meia Verdade - Pelo padrão de endereços IPv4, é verdade. O formato aceita 4,3 bilhões de pontos de rede simultâneos. Mas a rede está em transição para o IPv6, com 340 undecilhões (34 seguido por 37 zeros!) de endereços.

7 - Sete pessoas possuem uma “chave da internet”, usada em caso de guerra? 
Verdade - Sete integrantes escolhidos pelo ICANN, órgão que regulamenta padrões na rede, têm o poder de se juntar e “reiniciar” o sistema que controla os endereços da internet. 
                              
8 - A maior porcentagem de tráfego na internet é de conteúdo pornográfico?
Mentira - Isso já foi verdade, mas desde 2008, segundo a consultoria Hitwise, os sites de maior popularidade e uso da internet são as redes sociais. A maior rede do mundo no momento é o Facebook.

9 - Antes do Google, era impossível encontrar informações na rede?
Mentira - Nascido em 1998, o buscador é o mais famoso da rede, mas não o 1º. Antes dele, em 1993, já existia o Aliweb. Outros buscadores mais antigos são o WebCrawler, o Altavista, o Infoseek e o Lycos.

10 - Na internet, é fácil manter o anonimato?
Mentira - Com algum esforço, é possível identificar quase todos os usuários por meio de registros em provedores de acesso e sites. Dissimular totalmente sua identidade na rede é uma tarefa árdua.

    O fato é que dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a internet. Ela se tornou parte dos lares de pessoas, estão presentes nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais possibilitando acesso as informações e notícias em apenas um clique.

About the author

Admin
Donec non enim in turpis pulvinar facilisis. Ut felis. Praesent dapibus, neque id cursus faucibus. Aenean fermentum, eget tincidunt.

Template by Clairvo Yance
Copyright © 2012 Blog Nação Jovem and Blogger Themes.