Visão da Sociedade em Relação aos Jovens
Hoje em dia os jovens ainda sofrem muitos preconceitos, mas porque isso ainda acontece? Será que estamos pagando pelo erro das gerações passadas? Que trouxeram vícios, gírias, falta de disposição e principalmente a irresponsabilidade.
A maioria das pessoas não considera a juventude capaz de compreender as coisas importantes da sociedade e mesmo que compreenda, não acham que se importaria. E ainda, que se importe, não há expectativas que se faça alguma coisa a respeito. E se fizer quem acreditaria no sucesso dos resultados?
É possível que embora os jovens de hoje tenham mais liberdade do que em qualquer outro momento da história, e estejamos mesmo desperdiçando alguns dos melhores. anos da nossa vida? Será que o discurso de que adolescência não está usando todo seu potencial, é verdade? E quais são as atitudes que causam tantas impressões equivocadas em relação ao jovem?
Atualmente os jovens criam palavras para distorcer a língua portuguesa, mas o que a sociedade pensa sobre isso? Que gírias para os jovens, são uma forma limitada de se expressar, que ocorre tanto na fala quanto na escrita.
Quando se fala nelas, a primeira coisa que muitos pensam é que, gíria é coisa de jovens e que com o amadurecimento eles vão parar de usar e aprender a falar como "gente normal"! Essas gírias causam muitos problemas na comunicação e podem atrapalhar na vida profissional.
Também além da gíria, vem à falta de responsabilidade que alguns dos jovens têm e a sociedade deixa passar uma imagem ruim e tem alguns que com o seu temperamento descontrolado acabam tomando atitudes que prejudicam os outros. E os atos de vandalismo que o jovem cometem, muitas vezes ocorrem porque não tem uma punição severa para os feitos cometidos e, nem consciência das consequências.
Os vícios também cada vez mais cedo chegam aos jovens, por ter acesso aos males da sociedade em que vivemos, com muita facilidade. Álcool e drogas estão cada vez mais acessíveis, e isso de certa forma deixa os jovens vulneráveis, cada vez mais entregues aos vícios. Com esses vícios percebe-se que ele vem acompanhado de uma falta de disposição dos jovens que acabam deixando de lado suas responsabilidades diárias passando uma má impressão para a sociedade.
Então, o conselho que damos aos jovens para os jovens é que "peguem pesado" no sentido de cumprir com suas obrigações não só doméstica, como cotidianas e que devem ir além das expectativas da sociedade, porque se existe alguém que pode mudar as gerações futuras são os jovens do presente.